domingo, 16 de maio de 2010

A Verdade sobre o TPP da Ilha - Parte 7





As associações de moradores da Ilha do Governador apoiam o TPP-RJ




Dizer que a população da Ilha não quer o Terminal Pesqueiro Público do Rio de Janeiro é uma grande mentira.


Aqueles que defendem o NÃO ao TPP-RJ são cerca de 2.800 assinantes de um manifesto, que em sua grande maioria foram enrolados por uma lista de reclamações sem fundamento, baseados no desconhecimento do projeto. Desses 2.800 assinantes, cerca de 545 já mudaram de opinião, desde que começaram a conhecer a VERDADE SOBRE O TPP DA ILHA.


Mude você também. Diga SIM a uma das poucas chances da Ilha do Governador ganhar de fato algum investimento novo e alavancador do processo de sustentabilidade de nossa Ilha do Governador.


Veja o Manifesto em Defesa do TPP-RJ, assinado por diversos presidentes de associações de moradores, que de fato representam cerca de 180 mil moradores da Ilha do Governador:




MANIFESTO DOS MORADORES DA ILHA DO GOVERNADOR PELO SIM AO TPP-RJ


Nós, moradores da Ilha do Governador, representados por lideranças do movimento comunitário, entes associativos e outros cidadãos, manifestamos nosso apoio à construção imediata do Terminal Pesqueiro Público do Rio de Janeiro – TPP-RJ nas nossas imediações, informados que fomos dos benefícios que este empreendimento trará para a nossa localidade, nossa população e nossos trabalhadores, assim como para toda a população do Grande Rio.


Dentre os benefícios, listamos os principais:

  • MELHORIA DA QUALIDADE DO PESCADO através do Serviço de Inspeção Federal – SIF, de Vigilância Sanitária e do cumprimento de toda a legislação pertinente;
  • BARATEAMENTO DO PESCADO PARA AS FAMÍLIAS, garantido pelas câmaras frigoríficas para estocagem e regulação da oferta, assim como a abolição da longa e precária cadeia de intermediação na comercialização atualmente existente;
  • GERAÇÃO DE CENTENAS DE EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS PARA A POPULAÇÃO LOCAL e para trabalhadores de toda a cadeia produtiva da pesca no entorno;
  • CRIAÇÃO DE ATRAÇÃO TURÍSTICA, através de um restaurante panorâmico e visitas guiadas.


Os bairros da Ilha do Governador têm a vocação de importantes serviços à cidade, ao estado e à federação através de tantos outros empreendimentos públicos e privados de envergadura aqui localizados, tais como aeroporto internacional, grandes unidades de armazenagem e distribuição de combustíveis, estaleiro naval e unidades militares. Entendemos que dentre estas atividades, certamente o TPP-RJ é o que trará mais benefícios para a população local, especialmente a mais carente, assim como menos impactos.


Convictos que a construção do TPP-RJ na Ilha do Governador reforça nossa luta por:

  • MELHORIA DO TRANSPORTE PÚBLICO, através de melhorias no transporte rodoviário (alça viária baixada-Ilha, retorno p/ Bonsucesso, duplicação da Estr. Rio Jequiá) e pela introdução de transporte sobre trilhos;
  • ESCOLA TÉCNICA especializada em atividades naval, turística, pesqueira, aeronáutica, petróleo e gás e comercial;
  • CONSTRUÇÃO DE VILA OLÍMPICA;
  • SEGURANÇA PÚBLICA.


Isto porque, pudemos perceber um compromisso do Ministério da Pesca e Aqüicultura no reforço à nossa luta pela obtenção destas demandas através de uma postura compensatória de Responsabilidade Social do TPP-RJ. Não nos cansaremos de cobrar de todas as esferas de governo o comprometimento para o atendimento destas e tantas outras melhorias para a Ilha.


Assinam o manifesto:

Associação de Moradores da Colônia Z10;
Associação de Moradores do Dendê;
Associação de Moradores do Moneró;
Associação de Moradores da Vila Joaniza;
Associação de Moradores da Freguesia;
Associação de Moradores do Boogie -Woogie;
Associação de Moradores de Tubiacanga;
Associação de Moradores do Guarabu;
Associação de Moradores do Zumbi;
Associação de Moradores dos Bancários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos exercer a liberdade de expressão, mas, caso seu comentário use expressões chulas e ofensivas, será administrado pela moderação do blog.