sábado, 15 de maio de 2010

A Verdade sobre o TPP da Ilha - Parte 5





Porque o Terminal Pesqueiro Público tem que ser na Ribeira?


Várias áreas foram aventadas para a implantação do Terminal Pesqueiro Público do Rio de Janeiro, principalmente em Niterói e no Rio de Janeiro:



  • Área de atracação ao final do cais do porto do Rio foi descartada devido a estreita faixa de cais.
  • Zona Portuária da Cidade, no Bairro do Caju foi descartada porque na área funcionam estaleiros navais e os barcos de pesca tumultuariam a circulação de navios que seguem em direção ao Porto do Rio.
  • Bairro do Barreto em Niterói foi descartada pois há  concentração de estaleiros e o acesso rodoviário é muito precário e perigoso. Além disso, a área disponível, cerca de 7.200 m2, é insuficiente para implantação do terminal.



Área selecionada




Área localizada ao sul da Ilha do Governador, à Rua Pires da Mota, no Bairro da Ribeira, com aproximadamente 24.000 m2 e excelente condição de acesso marítimo.



Decreto de 17 de novembro de 2007 declara a utilidade pública, para fins de desapropriação, do domínio útil do imóvel urbano, e suas benfeitorias, objeto de aforamento em favor de INDÚSTRIA E COMÉRCIO DUNORTE S.A., posteriormente arrematado pela PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A, quando da falência daquela empresa.



A área encontra-se desapropriada desde o início de 2008.





Características Técnicas do Projeto do TPP-RJ



Acesso terrestre: exclusivamente pelo modal rodoviário, a partir da Linha Vermelha, pelas vias:

  • Estrada do Galeão
  • Estrada do Rio Jequiá
  • Estrada Parque do Rio Jequiá
  • Rua Pires da Mota

Acesso Marítimo: diretamente a partir da entrada da Baía da Guanabara, passando sob a Ponte Rio – Niterói.




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