AERONÁUTICA EMITE NOVO PARECER SOBRE CONSTRUÇÃO DE TERMINAL PESQUEIRO
É SIM, mais um sonoro e bonito
S I M ao TPP-RJ
S I M
S I M ao TPP-RJ
S I M
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apresentou, nesta quarta-feira (09/06), um novo parecer sobre a construção de um terminal pesqueiro na Ilha do Governador, zona Norte do Rio, sendo que, dessa vez, mostrando-se favorável ao empreendimento. O anúncio sobre a mudança foi feito durante audiência pública da Comissão Especial de Aquicultura e Pesca da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Sabino (PSC), que garantiu emitir um parecer da Alerj sobre o assunto daqui a uma semana. “Pela quantidade de opiniões colhidas e com base nos documentos recebidos, a comissão já tem condições de dar a sua opinião, mas é preciso lembrar que ela não vai interferir nas questões de licenciamento ambiental do estado. Não aprovamos nem reprovamos a construção do terminal, mas a Casa sente-se na obrigação de emitir sua posição, que será revelada por meio de um documento dentro de, no máximo, sete dias”, afirmou o parlamentar.
O que disse a Turma do Não no Jornal O Golfinho de maio/2010:
ResponderExcluirO projeto do Ministério da Pesca de construir um terminal pesqueiro na Ribeira, contrariando a opinião pública da Ilha do Governador, recebeu um duríssimo golpe - que deve ser o de misericórdia - no último dia 23 de abril. Respondendo a um e-mail de Manoel Marcos da Silva, um dos integrantes do movimento “Terminal Pesqueiro na Ilha Não!”, que lhe pedia apoio nessa luta comunitária, o Prefeito Eduardo Paes lhe encaminhou um e-mail enviado aos Secretários Municipais Sérgio Dias, de Urbanismo, e Carlos Alberto Muniz, de Meio Ambiente, nos seguintes termos: “Sérgio Dias e Muniz: esse terminal pesqueiro NÃO será autorizado, em qq hipótese”.
O posicionamento firme do Prefeito Eduardo Paes alegrou os militantes, que, entretanto, ainda não consideram a batalha ganha definitivamente:
- A firme decisão do Prefeito é um grande alento para todos os que lutam pela melhoria da qualidade de vida na Ilha do Governador, mas só nos sentiremos plenamente traquilos quando o Ministério da Pesca desistir oficialmente desse projeto insano - declarou Manoel Marcos.
No dia 27 de abril, durante encontro na Secretaria Municipal de Urbanismo, requerido oficialmente pelo Vereador Carlo Caiado, através de pedido de informações, o arquiteto Sérgio Dias, titular da pasta, explicou que o Prefeito Eduardo Paes, que já era contra a localização do terminal, decidiu-se definitivamente depois de ouvir as opiniões, também contrárias, da Secretária Estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos, dele, Sérgio Dias, e de Carlos Alberto Muniz, Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Meio Ambiente:
- Nossa argumentação é bastante sólida. Esse projeto não tem como prosperar, devido aos impactos urbanístico e ambiental - informou.
COMODORO JOSÉ MORAES ELOGIA DECISÃO DO PREFEITO
- É um absurdo que se queira trazer um terminal pesqueiro para um bairro tipicamente residencial, que tem como seu ponto forte a imagem de uma pequena cidade do interior, onde todos se conhecem. Imaginem centenas de caminhões a mais circulando pela Ilha, trazendo um inferno para a Ribeira e, para toda a Ilha, um gigantesco problema viário - declarou ao Jornal GOLFINHO o Comodoro José Moraes, Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.
José Moraes elogiou a posição assumida pelo Prefeito Eduardo Paes, de negar licença para a construção do terminal:
- A Estrada Rio Jequiá não comporta, com certeza, um movimento desses. E a Estrada do Galeão, única entrada e saída da Ilha, também não. O Prefeito Eduardo Paes mostrou bastante sensibilidade política, além de provar que está sintonizado com a opinião pública da Ilha do Governador.
Eu moro na Ribeira, na Estrada do Rio Jequia, eu só vou me pronunciar a respeito do terminal pesqueiro quando eu ver o projeto,eu soube que não havera corte do pescado, e tem gente falando que vai prejudicar o aeroporto, tem que dizer a verdade, tem morador que está mentindo para o pessoal que mora na Ribeira, tem que melhorar o transito , as ruas, precisam mostrar o projeto verdadeiro.
ResponderExcluir